Inspirado pelo nosso propósito – Making the World a Better Home – e guiado por 6 prioridades de ação, o Grow & Impact tem como objetivo principal posicionar a Saint-Gobain como líder global em construção leve e sustentável, melhorando a vida diária das pessoas por meio de soluções de alto desempenho.
Esse direcionamento surgiu, principalmente, a partir da nossa observação cuidadosa e atenta para as necessidades e os desafios globais, como mudanças climáticas, preservação de recursos naturais e rápida urbanização. Esse contexto nos confere oportunidades e exige responsabilidades:
GROW & IMPACT! Este é o nosso PLANO ESTRATÉGICO, nosso guia coletivo para os próximos anos, abordando esses desafios ambientais, humanos e industriais globais, ao mesmo tempo em que promovemos nosso crescimento sustentável por meio de respostas pioneiras e eficientes. Integrando um modelo de crescimento rentável e o imperativo de um desenvolvimento ecologicamente responsável e socialmente comprometido.
Mas como a Saint-Gobain vai fazer isso?
LÍDER MUNDIAL ...
Nosso objetivo é seguir nossa trajetória de crescimento para permanecer ou nos tornar líderes na maioria de nossos mercados. E ser líder implica - por meio de nossos valores, compromissos e ações cotidianas - impulsionar a transformação do mercado, ser pioneiro e abrir caminho para os outros, inovando continuamente com e para todo o nosso ecossistema. Deve ser também a referência para todos os nossos stakeholders: colaboradores, clientes, consumidores finais, parceiros, investidores e cidadãos.
... EM CONSTRUÇÃO LEVE E SUSTENTÁVEL
Nossa proposta de valor é oferecer alternativas para construção tradicional com métodos eficientes, soluções e serviços que proporcionem mais sustentabilidade (redução das emissões de carbono, menor consumo de recursos, fácil desmontagem, melhor conforto, etc.) e mais desempenho (menor tempo de construção, economia financeira, etc.).
Com essa visão, que dá pleno sentido ao nosso compromisso para alcançar a neutralidade de carbono em 2050, contribuímos com o esforço global para combater as mudanças climáticas, proteger os recursos e fornecer moradias confortáveis e dignas para todos.
Princípios de Comportamento e Ação
Todas as nossas políticas e compromissos têm como base nossa fundamentação ética: os Princípios de Comportamento e Ação.
Saúde, segurança e excelência operacional
Garantir a saúde e a segurança dos nossos funcionários, trabalhadores temporários e terceiros é uma prioridade absoluta. E por ser uma questão importante em toda a nossa cadeia de valor, também cuidamos de nossos clientes e usuários de nossos produtos e soluções, nossos fornecedores, bem como das pessoas que vivem perto de nossas unidades e pontos de venda. Temos um objetivo claro: “zero doenças ocupacionais e zero acidentes”.
Outra base que sustenta nosso crescimento é nossa excelência operacional. Toda a Saint-Gobain busca um objetivo de melhoria contínua de desempenho por meio do World Class Manufacturing Program - um roadmap que visa aumentar a satisfação do cliente e garantir a melhoria sustentável em diversas áreas - incluindo saúde e segurança, eficiência industrial, inovação e desenvolvimento, etc. Também melhoramos nosso desempenho operacional atuando na excelência em vendas e distribuição; compras, logística e cadeia de suprimentos; e gerenciamento de produtos e aplicativos.
Desempenho financeiro e valor para o acionista
Para criar valor sustentável a longo prazo, a Saint-Gobain tem trabalhado para entregar resultados financeiros consistentes e atrativos durante os anos e conquistar o apoio de seus acionistas.
Com foco particular na otimização do nosso fluxo de caixa, aumentamos nossa capacidade de investimento e nossa plataforma de crescimento. Vamos continuar!
Nosso desempenho também se baseia em uma alocação de capital disciplinada e uma revisão regular e ágil do portfólio. Após alguns anos de otimização, a nossa política de aquisições continuará com coerência e rigor, e cada vez mais integrada aos critérios de sustentabilidade.
Se quiser saber mais sobre a nossa visão, assista ao vídeo: